← Projectos

festivais.org

Lida 11182 vezes

Offline

Nuno 
Administrador
Mensagens 7780 Gostos 216
Feedback +2

Troféus totais: 42
Trófeus: (Ver todos)
100 Poll Votes Level 7 Search Mobile User Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes

Estes componentes de SEF são todos uma porcaria... Obrigado Mambley já vi qual é o problema!
Offline

PiqueT 
Membro
Mensagens 551 Gostos 0
Feedback +1

Troféus totais: 32
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Apple User Mobile User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4

So digo uma coisa:
Divinal!
Adorei mesmo :)

So encontrei um ponto negativo: No meu firefox o scroll torna-se muito lento. Tem um arrastamento, nao sei se sera daquele plugin que tem em cima a passar umas imagens.

Cumps e bom trabalho :)
Offline

Nuno 
Administrador
Mensagens 7780 Gostos 216
Feedback +2

Troféus totais: 42
Trófeus: (Ver todos)
100 Poll Votes Level 7 Search Mobile User Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes

Obrigado PiqueT, isso é do background da página ser estático, isso é um defeito do firefox (também os tem) nos outros browsers não acontece! Meti os fundos assim, para poder ter várias diferentes, se repares o fundo muda aleatoriamente! ;)
Offline

Nuno 
Administrador
Mensagens 7780 Gostos 216
Feedback +2

Troféus totais: 42
Trófeus: (Ver todos)
100 Poll Votes Level 7 Search Mobile User Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes

Versão para 2009 do site já online!

A principal mudança foi a conversão de joomla para wordpress. Para quem gosta de mexer com CMS acho que implementei ali umas coisas engraçadas ;)

Abraços, quem quiser divulgar a nova cara, agradeço!

www.festivais.org
Offline

spec 
Elite
Mensagens 989 Gostos 1
Feedback +2

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

só agora é que vi esse site... isso tem sucesso? porque quando quero saber noticias sobre o sudoeste, vou ao site do sudoeste... quando quero saber novidades do alive, vou a site do optimus alive...


O Logotipo, é esquisito... o mix também usa muito esse sistema que quebrar palavras com a cor mesmo não fazendo sentido... isso tem piada e deve ser usado quando fazes trocadilhos do tipo ComVida onda passas duas ideias, com vida e convida... Festivais é só uma palavra, dividir a palavra só porque sim, fica muito mal...

tens partes em Inglês e partes em Português, põe tudo em Português...

cumps
Offline

mix_93 
Membro
Mensagens 1630 Gostos 0
Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Tem tudo a ver com opções próprias a níveis visuais. Adiciona um bg(dá outro contraste) como o outro tinha, é um projecto muito interessante.
Offline

Nuno 
Administrador
Mensagens 7780 Gostos 216
Feedback +2

Troféus totais: 42
Trófeus: (Ver todos)
100 Poll Votes Level 7 Search Mobile User Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes

Se isto tem sucesso?! Sim, mas é um site praticamente sazonal(festivais de verão), a partir de agora vou tentar ultrapassar essa barreira, abordando uma área mais abrangente. Posso-te dizer que no verão tem cerca de 2000 visitas únicas por dia apenas para as keywords festivais, festival(não está em primeiro lugar). E posso-te dizer que vou aos festivais, concertos que quiser, pelo menos das grandes promotores, que já conhecem o site (ritmos, musica no coração, everythingisnew) sem pagar nada, normalmente enviam bilhetes e metem o pessoal com credenciais de impressa nos festivais (zona vip, beber à pala...etc)!

Quanto ao logo, concordo ctg, foi feito para a 1ª versão do site, esta já é a 3ª, mas não é só o logo que tenho que melhorar é todo o header, pelo menos faço intenção disso, mas para quando tiver mais tempo! E sim, ainda me falta traduzir muita coisa...
Offline

spec 
Elite
Mensagens 989 Gostos 1
Feedback +2

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Tem tudo a ver com opções próprias a níveis visuais.

mix é a tua opinião de Designer...

a minha opinião de Gajo Comum, é que um logótipo tem que passar uma mensagem... não se fazem jogos de cor nem de formas só porque sim... para mim está errado... basta veres portefólios de profissionais de designer, basta estares atento ao que te rodeia... quando divides um palavra com cor, quem a lê também faz essa divisão na cabeça

repara nas apresentações de logótipos da Horizonte Visual muito criativos mas tudo tem um significado e uma razão de ser, e o conceito do logo vem explicado nas apresentações...


ei lá exit... bilhetes e canecos à pala? vou já fazer um site do género... LOL vê mas é se distribuis uns bilhetes a people do +trafego...

outra coisa, o adsense está a funcionar bem? aparece-me muitos anúncios para emagrecer, não devia aparecer cenas de musica e de festivais?
Offline

Nuno 
Administrador
Mensagens 7780 Gostos 216
Feedback +2

Troféus totais: 42
Trófeus: (Ver todos)
100 Poll Votes Level 7 Search Mobile User Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes

fiz a conversão para wordpress de joomla, ainda estou a optimizar as coisas, espero que o adsense melhore nos próximos dias!

Quanto aos bilhetes, quem quiser entrar para a equipa de redacção do site terá os bilhetes que quiser, eu ñ fico com eles...
Offline

mix_93 
Membro
Mensagens 1630 Gostos 0
Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Tem tudo a ver com opções próprias a níveis visuais.

mix é a tua opinião de Designer...

a minha opinião de Gajo Comum, é que um logótipo tem que passar uma mensagem... não se fazem jogos de cor nem de formas só porque sim... para mim está errado... basta veres portefólios de profissionais de designer, basta estares atento ao que te rodeia... quando divides um palavra com cor, quem a lê também faz essa divisão na cabeça

repara nas apresentações de logótipos da Horizonte Visual muito criativos mas tudo tem um significado e uma razão de ser, e o conceito do logo vem explicado nas apresentações...


ei lá exit... bilhetes e canecos à pala? vou já fazer um site do género... LOL vê mas é se distribuis uns bilhetes a people do +trafego...

outra coisa, o adsense está a funcionar bem? aparece-me muitos anúncios para emagrecer, não devia aparecer cenas de musica e de festivais?
Como disse são opções e se conheces minimamente a Horizonte não dizias isso  :lol: Mas não vale a pena ir por ai, tens a tua opinião eu tenho a minha, antes que isto comece a parecer uma tasca com as nossas conversas.

Exit começa a oferecer uns presentes aos membros do mais tráfego, estamos quase no natal e tal... :lol:
Offline

Nuno 
Administrador
Mensagens 7780 Gostos 216
Feedback +2

Troféus totais: 42
Trófeus: (Ver todos)
100 Poll Votes Level 7 Search Mobile User Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes

Tenho umas coisas em mente para oferecer, não sei é se tenho tempo para elas, vamos lá ver!
Offline

carpin 
Membro
Mensagens 96 Gostos 0
Feedback +1

Troféus totais: 24
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 50 Posts 10 Posts

Boa noite a todos,

Desde já, tenho a congratular os responsáveis pelo portal/fórum +trafego.info. Parece-me inteligente a ideia que pretendem passar com esta ferramenta web e espero que todos os utilizadores a usem para "crescerem" em termos de conhecimento e até de cultura visual. A verdade é que sou designer. E em momento oportuno me irei identificar de forma mais concreta quem sou e para quem trabalho. Neste momento, pretendo apenas usar o +trafego.info para debater algumas ideias, quer técnicas, quer conceptuais deste "palavrão" que muitos a usam e por vezes nem sabem bem do que se trata: o design. Mas ironias à parte, quando vi este projecto festivais.org, decidi colocar aqui algumas fundamentações sobre o trabalho técnico e conceptual do logótipo e respectivo símbolo que o acompanha.

Espero que o autor do mesmo veja as minhas críticas de forma construtiva, pois é isso que pretendo: ajudar e claro está ser ajudado. Só assim conseguimos em "equipa" mostrar que Portugal é igualmente um pais de grandes criativos e técnicos do Design.

Retomando ao assunto do logótipo:

- Nome simples, directo e objectivo, logo interessante, principalmente ao nível da memorização perante o utilizador. Pena é o domínio ser .org, isto porque o tipo de portal em causa merecia um .com. Normalmente os domínios .org destinam-se a associações/organizações e obviamente que o projecto festivais não tem esse carácter associativo, sendo algo mais dedicado ao mercado jovem, logo algo como um .com ou até um .net, estaria mais adequado em termos da comunicação do conceito do projecto;

- Estruturalmente a divisão do logótipo em duas cores, é errada neste exemplo. Isto por algo muito simples e muitas vezes os designers não têm atenção quando optam por este tipo de técnica que é a leitura que se faz na palavra dividida em duas, devido à divisão de cores. Reparem o que acontece com este exemplo. Temos o fest + ivais. Tudo bem, o "fest" remete para a "festa", em que é de facto verdade que um festival é sobretudo uma festa. Mas, o "ivais" não é estranho a palvavra e o facto de não a remetermos para nenhum significado, cria ali um "corpo" estranho e torna-se errado tal estratégia. Para que interiorizem esta crítica, terão que ver um logótipo como um sistema formal e conceptual que não vive apenas da estética. Vive e muito do significado e do que essa forma visual nos transmite, no que apela, ....

- Ainda na estrutura, o contraste entre o nome e o domínio é algo brusco e não achando que é esse o objectivo, acho que na leitura do logótipo além de ficarmos "confusos" com a questão da divisão de cores, o "degrau" que aparece logo a seguir na diferença entre o nome e o domínio, causa algum desequilíbrio na composição.

- A utilização do símbolo, dos phones, além de ser algo "banal", muito usado e até redudante, pergunto se é possível ouvir músicas a partir do portal festivais.org. É possível? Isto porque o utilizador ao ver os "phones" poderá ter essa ideia e não se concretizando, pode na sua mentalidade funcionar como um "engano". Temos que ter cuidado na simbologia que escolhemos para transmitir os significados aos nossos logótipos, pois com ela poderemos estar a "prometer" algo que depois não cumprimos.

- O lettering parece-me adequado, sobretudo por duas razões: Primeiro pela aproximação na linguagem com o mercado jovem a quem se destina e em segundo, sendo um projecto web, o tipo de letra usado adequa-se ao conceito de web 2.0.

- Outra coisa importante tem a haver com a colocação do logótipo no portal e sobretudo com a imagem de fundo que lhe retira visibilidade e leitura o que mais uma vez é errado. Aquela figura de fundo tem um cinza muito forte para as cores suaves do logótipo e "abafa-o".

- Por último, parece-me que as cores usadas são algo amorfas e pouco vivas e "explosivas". Lembrem-se que falamos de um projecto orientado essencialmente para o mercado jovem, e que tipo de cores estão associadas aos jovens?

Em relação à classificação de uma imagem visual fica aqui um esclarecimento sobre o que é um logótipo e logomarca. O logótipo é apenas a manipulação do tipo, ou seja, do lettering. A logomarca é o conjunto entre logótipo e símbolo, quando a mesma assume o carácter de marca. Não o sendo, poderemos chamar de logosímbolo. Eu próprio usei o termo logótipo, onde apenas me referi ao lettering e falei do símbolo como um sistema isolado.

Espero não ter sido uma "seca" com o testamento.

Abraço ao todos e obrigado pelo tempo de "antena".

Carpin
Offline

Nuno 
Administrador
Mensagens 7780 Gostos 216
Feedback +2

Troféus totais: 42
Trófeus: (Ver todos)
100 Poll Votes Level 7 Search Mobile User Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes

Gostei do testamento, e partilho da opinião em quase todos os aspectos, por acaso gosto bastante do degrau para o ".org" e do símbolo dos fones também gosto, não acho assim tão banal quanto isso! Aquela sombra atrás foi mais uma experiência, cheguei à conclusão que não precisava dela, mas sim de reestruturar todo o header, principalmente o fundo!

Não mexo naquele logo há muito tempo, lá vou eu ter que fazer um upgrade! Carpin, bem vindo ao +t e espero ouvir a tua opinião outravez quando apresentar a nova versão do logo...
Offline

goodsound 
Membro
Mensagens 2485 Gostos 0
Troféus totais: 31
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3

Se isto tem sucesso?! Sim, mas é um site praticamente sazonal(festivais de verão), a partir de agora vou tentar ultrapassar essa barreira, abordando uma área mais abrangente. Posso-te dizer que no verão tem cerca de 2000 visitas únicas por dia apenas para as keywords festivais, festival(não está em primeiro lugar).
Agora sempre tens o Super Bock em Stock, que podes aproveitar. Até gostei do site, mas acho que poderia estar melhor a nível de SEO, deves perder um pouco de tempo nisso, até porque Wordpress nesse aspecto até é melhor do que Joomla.
Boa sorte para o futuro.
Offline

Jerson 
Elite
Mensagens 2401 Gostos 0
Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Sinceramente eu acho que o design está bom, de qualquer forma o conteúdo é sempre o mais importante, por vezes existem websites que são muito bons a nível gráfico mas no que diz respeito a conteúdo não têm muito.