Boa noite a todos,
Desde já, tenho a congratular os responsáveis pelo portal/fórum +trafego.info. Parece-me inteligente a ideia que pretendem passar com esta ferramenta web e espero que todos os utilizadores a usem para "crescerem" em termos de conhecimento e até de cultura visual. A verdade é que sou designer. E em momento oportuno me irei identificar de forma mais concreta quem sou e para quem trabalho. Neste momento, pretendo apenas usar o +trafego.info para debater algumas ideias, quer técnicas, quer conceptuais deste "palavrão" que muitos a usam e por vezes nem sabem bem do que se trata: o design. Mas ironias à parte, quando vi este projecto festivais.org, decidi colocar aqui algumas fundamentações sobre o trabalho técnico e conceptual do logótipo e respectivo símbolo que o acompanha.
Espero que o autor do mesmo veja as minhas críticas de forma construtiva, pois é isso que pretendo: ajudar e claro está ser ajudado. Só assim conseguimos em "equipa" mostrar que Portugal é igualmente um pais de grandes criativos e técnicos do Design.
Retomando ao assunto do logótipo:
- Nome simples, directo e objectivo, logo interessante, principalmente ao nível da memorização perante o utilizador. Pena é o domínio ser .org, isto porque o tipo de portal em causa merecia um .com. Normalmente os domínios .org destinam-se a associações/organizações e obviamente que o projecto festivais não tem esse carácter associativo, sendo algo mais dedicado ao mercado jovem, logo algo como um .com ou até um .net, estaria mais adequado em termos da comunicação do conceito do projecto;
- Estruturalmente a divisão do logótipo em duas cores, é errada neste exemplo. Isto por algo muito simples e muitas vezes os designers não têm atenção quando optam por este tipo de técnica que é a leitura que se faz na palavra dividida em duas, devido à divisão de cores. Reparem o que acontece com este exemplo. Temos o fest + ivais. Tudo bem, o "fest" remete para a "festa", em que é de facto verdade que um festival é sobretudo uma festa. Mas, o "ivais" não é estranho a palvavra e o facto de não a remetermos para nenhum significado, cria ali um "corpo" estranho e torna-se errado tal estratégia. Para que interiorizem esta crítica, terão que ver um logótipo como um sistema formal e conceptual que não vive apenas da estética. Vive e muito do significado e do que essa forma visual nos transmite, no que apela, ....
- Ainda na estrutura, o contraste entre o nome e o domínio é algo brusco e não achando que é esse o objectivo, acho que na leitura do logótipo além de ficarmos "confusos" com a questão da divisão de cores, o "degrau" que aparece logo a seguir na diferença entre o nome e o domínio, causa algum desequilíbrio na composição.
- A utilização do símbolo, dos phones, além de ser algo "banal", muito usado e até redudante, pergunto se é possível ouvir músicas a partir do portal festivais.org. É possível? Isto porque o utilizador ao ver os "phones" poderá ter essa ideia e não se concretizando, pode na sua mentalidade funcionar como um "engano". Temos que ter cuidado na simbologia que escolhemos para transmitir os significados aos nossos logótipos, pois com ela poderemos estar a "prometer" algo que depois não cumprimos.
- O lettering parece-me adequado, sobretudo por duas razões: Primeiro pela aproximação na linguagem com o mercado jovem a quem se destina e em segundo, sendo um projecto web, o tipo de letra usado adequa-se ao conceito de web 2.0.
- Outra coisa importante tem a haver com a colocação do logótipo no portal e sobretudo com a imagem de fundo que lhe retira visibilidade e leitura o que mais uma vez é errado. Aquela figura de fundo tem um cinza muito forte para as cores suaves do logótipo e "abafa-o".
- Por último, parece-me que as cores usadas são algo amorfas e pouco vivas e "explosivas". Lembrem-se que falamos de um projecto orientado essencialmente para o mercado jovem, e que tipo de cores estão associadas aos jovens?
Em relação à classificação de uma imagem visual fica aqui um esclarecimento sobre o que é um logótipo e logomarca. O logótipo é apenas a manipulação do tipo, ou seja, do lettering. A logomarca é o conjunto entre logótipo e símbolo, quando a mesma assume o carácter de marca. Não o sendo, poderemos chamar de logosímbolo. Eu próprio usei o termo logótipo, onde apenas me referi ao lettering e falei do símbolo como um sistema isolado.
Espero não ter sido uma "seca" com o testamento.
Abraço ao todos e obrigado pelo tempo de "antena".
Carpin